Passo a Passo para ter um CNPJ
Aqui vamos te passar um passo a passo das etapas formais e burocráticas que são necessárias para ter um CNPJ e como você resolvê-las!
1º Passo
Para criar um CNPJ, primeiramente, é necessário tomar algumas decisões sobre a Natureza Jurídica, o CNAE ou Atividade da Empresa, qual será o orgão de Registro, o Regime Tributário e o Porte da Empresa. Todas essas decisões vão influenciar no futuro da sua vida empresarial e vão impactar diretamente a burocracria que você enfrentará e o lucro da empresa.
Portanto, se você não sabe o que são essas coisas, dê uma olhada neste material que preparamos AQUI!
Mas tenha sempre em mente que nosso intuito é te passar uma visão geral. Para mais informações e uma decisão acertada, procure um contador especializado para entender qual dessas alternativas se aplicam melhor ao seu caso.
2º Passo
Após definir os ítens acima, o próximo passo é providenciar a documentação. A documentação pode mudar/aumentar dependendo das escolhas feitas nos itens acima, contudo, a documentação mínima que você precisará será:
- Documentos mínimos necessários
- Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH ou CIN)
- Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Dados de endereço da empresa
3º Passo
Com todos os documentos e dados em mãos, o próximo passo é formalizar o registro da empresa. Neste momento você tem dois caminhos a seguir a depender do tipo da empresa:
MEI
- Caso tenha optado por uma empresa tipo MEI, mostraremos os próximos passos a seguir:
- A forma mais fácil para esse processo é buscar a ajuda do SEBRAE.
- Vale ressaltar, que esse serviço do SEBRAE é gratuito!
- Além do Sebrae, aproximadamente 48 munícipios no Estado de Rondônia possuem Sala do Empreendedor.
- A Sala do Empreendedor é um espaço da Prefeitura, treinado pelo Sebrae para vários serviços de apoio ao empreendedor.
- Para abertura do MEI não é necessário um responsável técnico, isso quer dizer, que você pode realizar esse processo online, por conta própria e sem auxílio. Para tanto, basta seguir o passo a passo clicando nos botões abaixo:
- Após abrir o MEI, tem algumas coisas que são importantes observar:
- Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) – Guarde este documento!
- Boleto de Pagamento Mensal (DAS) – É o documento para o pagamento da contribuição mensal devida pelo MEI. Este boleto deve ser pago obrigatoriamente TODO mês, mesmo que você não tenha tido nenhum recebimento ou venda!
- Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) – Deve ser realizada obrigatóriamente uma vez por ano e pode ser realizada com o auxílio do Relatório Mensal de Receitas Brutas (um para cada mês) – que é obrigatório, mas não necessita entregar em nenhum órgão público.
- ICMS – é muito importante observar que o MEI apesar do MEI não pagar outros impostos/tributos sobre a receita, é obrigatório o recolhimento do ICMS na entrada de mercadorias dentro do Estado. Isso quer dizer que se o MEI realizar compra de mercadorias de fora do Estado, será gerado um DARE de ICMS que deve ser pago através da Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN/RO).
Outros Tipos
- Caso seja uma empresa de maior porte, a partir desse momento, é obrigatório o acompanhamento de um contador, pois serão necessários vários passos adicionais, e em alguns deles é preciso a assinatura de um responsável técnico (que neste caso, é o contador).
- Para você ter uma visão geral do processo, listaremos alguns passos aqui:
- Consulta prévia de nome e endereço: nesta etapa o contribuinte irá realizar a consulta de disponibilidade de nome empresarial e a consulta do local do empreendimento;
- Os dados de localização do empreendimento serão encaminhados para a análise da Prefeitura do Município;
- Registro da empresa: aqui o contribuinte deverá informar os dados dos sócios, administradores e representantes, realizar o pagamento das taxas de abertura da empresa e formalizar o contrato social da empresa;
- Inscrições fiscais: nesta etapa cada órgão responsável pelas inscrições irá providenciar as inscrições necessárias para formalização da empresa. Nesta fase são gerados:
- CNPJ da empresa pela Receita Federal;
- Inscrição Municipal que é obrigatória para todos os tipos de empresa e é gerada pelos Municípios;
- Inscrição Estadual, necessária para apenas as atividades de comércio e indústria e aulguns serviços essênciais como transporte e energia. A Inscrição Estadual é gerada pela Secretaria de Estado de Finanças.
- Importante destacar que todos os processos de inscrição são direcionados automaticamente para os órgãos responsáveis pela JUCER. O CNPJ e Inscrição Estadual são gerados automaticamente após o deferimento do ato constitutivo. A Inscrição Municipal é gerada apenas após a análise e aprovação da Prefeitura (importante salientar que cada prefeitura possui um trâmite diferente).
- Licenciamento: cada órgão será comunicado acerca da situação da empresa, conforme as atividades desempenhadas e nível de risco empresarial. É nesta estapa que o empreendedor poderá emitir aos documentos necessários para funcionamento da empresa. Abaixo lista das licenças necessárias:
- Corpo de Bombeiros
- Alvará Sanitário
- Alvará de Funcionamento – Emitido pela Prefeitura
- Licenciamento Ambiental
-
- Ainda sobre as licenças, é importante destacar que para cada licença/órgão (bombeiros, sanitário, funcionamento, ambiental) existe uma classificação entre Baixo, Médio e Alto risco:
- Baixo Risco – Para empresas enquadradas neste nível, será gerado a declaração de dispensa de licenciamento;
- Médio Risco – Para empresas enquadradas neste nível, é gerado um um alvará/permissão provisório, que permite o funcionamento imediato da empresa podendo realizar as regularizações com os órgãos competentes posteriormente.
- Alto Risco – Para empresas enquadradas neste nível, o funcionamento apenas será permitido mediante o licenciamento e vistoria dos órgãos competentes.
- Ainda sobre as licenças, é importante destacar que para cada licença/órgão (bombeiros, sanitário, funcionamento, ambiental) existe uma classificação entre Baixo, Médio e Alto risco:
-
- Também é importante salientar, que começar a funcionar, ou seja, abrir o estabelecimento antes da obtenção das licenças ou dispensas, pode causar graves problemas como multas. São necessárias todas as licenças e permissões para começar a funcionar.
- Outra observação é que as licenças descritas acima são as principais, mas dependendo da atividade (CNAE), podem ser necessárias licenças específicas.
- Consulta prévia de nome e endereço: nesta etapa o contribuinte irá realizar a consulta de disponibilidade de nome empresarial e a consulta do local do empreendimento;
4º Passo
4º Passo
Nesta fase, você já tem um CNPJ e já pode trabalhar de forma regular, mas alguns outros detalhes são muito importantes, como realizar uma boa gestão da empresa, manter as finanças em ordem, ter estratégias de marketing e venda entre outros. Para isso preparamos um conteúdo para você começar essa jornada!